Profª Lucinéia Leite:
Docente na área de Técnico em Estética e Técnico em Massoterapia Corporal desde 1997.
CRT 26.467
Tel.(11) 5908-0175 / 3532-0250
www.idealterapia.com.br
e-mail: lu@idealterapia.com.br

 

Anatomia Palpatória

O que é anatomia Palpatória?

Análise da estrutura biológica utilizando o tato para investigar informações ou complementar as já obtidas por outros meios. A palpação desvenda uma grande quantidade de informações não percebidas pelo olhar. O profissional de estética vem se aprimorando ao longo do tempo. Passou de um simples profissional com limitação quanto ao conhecimento para aquele profissional que busca as informações, se aperfeiçoando sempre, se envolvendo em estudos e pesquisas.

Hoje a qualificação é quem vai determinar quem atuará neste mercado, que promete mais competência, responsabilidade e conhecimento. Vejo na Anatomia Palpatória um caminho para expansão da visão anatômica de nosso cliente e uma ferramenta valiosa para a compreensão do tipo de manobra a se aplicar com eficiência em determinadas partes do corpo da cliente e que difere de uma cliente para outra, e que irá proporcionar uma eficácia maior nas intervenções tanto estéticas quanto terapêuticas, pois não há divisão entre um e outro a não ser didaticamente.

Essa integralidade do ser nos leva, em todos os campos de pesquisa, a expandir nossa visão para o todo, para que afetando a parte possamos equilibrar o conjunto, o que se traduzirá em resultados efetivos com base no conhecimento, e não apenas em simples tentativa como havia sendo feita.Espero que aprecie a leitura e reflita sobre o aprimoramento de suas técnicas e a busca contínua pela qualidade do atendimento oferecido. A base em que se sustentam as técnicas de terapias manuais é a capacidade de se valorizar e ler os sinais que o corpo oferece, tornando o fundamento do esforço terapêutico acertado e a palpação é a ferramenta que irá diferenciar o trabalho do profissional.

Se considera a palpação como uma forma de se obter dados suficientes para se desenvolver uma boa terapia manual, de acordo com cada cliente. Nossas mãos reconhecem a anormalidade e seus desvios através de sensações táteis. “A estrutura determina a função e vice versa”. Qualquer coisa que provoque uma alteração na estrutura modificará a função.Ex.: Fibrose de um músculo – um músculo fibroso ou cortado não poderá atuar com normalidade, sempre haverá um grau de adaptação, uma alteração nos padrões normais de uso, um certo grau de descordenação e de desequilíbrio em sua ação.

A elasticidade da pele quando reduzida, faz com que haja uma alteração reflexa na função subjacente. A palpação e a observação são necessárias para se saber o tipo de manobra que poderá ser realizada neste caso.Quando se apalpa a textura de uma superfície, a informação alcança o sistema nervoso central (SNC) através das próprias capas cutâneas intermediárias.A palpação perceptiva é a base da diagnose e irá determinar quais movimentos são mais adequados naquele local de forma a trazer benefícios para a cliente e não malefícios a longo prazo.

A função essencial de cada tecido, órgão e célula do corpo é o movimento inerente.No momento em que se interrompe o movimento ao longo de um nervo, começa a enfermidade. A função especial de cada órgão se realiza eficazmente quando se alcança fisiologicamente a mobilidade inerente.Um impacto em grande velocidade, por ex., pode causar fraturas, contusões, lesões estruturais, que se podem tratar e, aparentemente, curar. Mas a pessoa não estará bem, nem completamente restabelecida até que se dissipem os fatores da força implantados em cada célula do corpo por conta desse impacto.

Uma parada brusca de um movimento inerente dentro do corpo pode ser provocada por um impacto emocional traumático. O desequilíbrio só será restabelecido quando se restabelecer o movimento rítmico inerente ao sistema neuro-esquelético. Porque é importante este conhecimento para o profissional de saude na área estética? Para todo o profissional que utiliza de alguma técnica manual se faz necessário o conhecimento da anatomia, pois sem conhecimento da estrutura que está sendo palpada os benefícios são poucos ou nenhum.

Quais os cuidados que se deve ter ao se proceder a uma massagem corporal?Todos que utilizam de técnicas manuais, devem ter uma fonte constante de prática no estudo de estrutura e função e no exame do normal e do anormal. Principalmente os que fazem uso de massagens, manipulações, mobilizações e movimentos, devem ter conhecimento, para melhorar a capacidade de suas habilidades, pois o corpo humano sempre responde à estímulos de qualquer natureza.

Curso de Anatomia Palpatória
São Paulo

Data: 24 e 25 de Maio das 9 às 17 horas

A QUEM SE DESTINA

Profissionais nas áreas massoterapia, fisioterapia, estética e todos aqueles da área da saúde Este curso é dedicado à aquisição de conhecimento anatômico através dos pontos de referência, utilizando as mãos como meio de investigação. A capacidade de palpar pode ser mais desenvolvida pelo uso. Então, desenvolva sua habilidade de palpação ao máximo e verá como lhe será benéfico na aplicação de qualquer técnica corporal.

OBJETIVO

A busca pelo conhecimento do corpo humano, visando promover qualidade de vida para a população é o atual desafio entre os profissionais que atuam na área da saúde. Numa época em que os avanços tecnológicos e científicos, fazem com que o homem corra atrás de atualizar-se para manter-se no mercado de trabalho, propõem-se um curso de atualização direcionado para os profissionais que atuam visando o bem estar do indivíduo. A anatomia é a ciência que fornece o conhecimento das estruturas que compõem o corpo humano, porém é estudado em peças cadavéricas ou artificiais.

Sendo assim, o CURSO PRÁTICO EM ANATOMIA PALPATÓRIA visa capacitar os profissionais da área da saúde quanto a localização e palpação das principais estruturas músculo-esqueléticas, nervos e vasos. Conteúdo Programático: Palpação: princípios e prática, Membro Superior (Ossos, Articulações , Músculos, Nervos, Artérias, Veias), Membro Inferior (Ossos, Articulações , Músculos, Nervos, Artérias, Veias), Cabeça e pescoço (Ossos, Articulações , Músculos, Nervos, Artérias, Veias), Tórax (Ossos, Articulações , Músculos, Nervos, Artérias, Coração, Veias), Abdome (Ossos, Articulações , Músculos, Nervos, Artérias, Veias, Estruturas no interior da cavidade abdominal) Docente: Dra. Dayane Maia – Curso superior em Quiropraxia pela Universidade Anhembi Morumbi

Investimento *R$ 50,00 de matrícula - por depósito bancário 3 parcelas de R$ 100,00 ( a primeira para o dia do curso) Curso apostilado e com certificado * - A matrícula não será devolvida, caso a pessoa não tenha comunicado a desistência do curso no prazo máximo de 5 úteis antes da realização do curso

Informações e Inscrições Tel. (11) 5908-0175 faleconosco@idealterapia.com.brwww.idealterapia.com.br

Profª Lucinéia Leite – CRT 26.467
Docente na área de Técnico em Estética e Técnico em Massoterapia Corporal desde 1997 em várias empresas do ramo. • Formação em Estética e Terapia Corporal, Terapia Chinesa e Ayurvedica.• Practittioner em PNL (Programação Neuro Lingüística) • Especialista em Nutrição Clínica e Ortomolecular.• Pós Graduanda em Fisiologia Humana
Pós-Graduanda em Saúde da Mulher no Climatério • Participou de vários congressos de Estética e Massoterapia, como Palestrante e como Docente. •Ministra Cursos e palestras em área técnica em qualidade de vida.• Corporal, com matéria sobre a técnica na revista Vida Estética edição 126 (www.vidaestetica.com.br).• Com artigos publicados em revistas de estética (Revista Eletrônica Belezain, Revista Nova Vida Estética e Personalité) bem como matérias em Jornais e revistas de grande circulação.
Diretora do site www.idealterapia.com.br


......




revista belezain - dvds de estetica e cabelo, mapas, livros, revista de estetica, revista de beleza, portal da beleza, estetica a um click</div>
Belezain - http://www.belezain.com.br
Telefones : 11 2604.3070 - Email: contato@belezain.com.br - Table './beleza02_site/visitas' is marked as crashed and should be repaired